segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Menino do Pijama Listrado

E lá vamos nós em mais um post!

Filme de hoje: "O menino do pijama listrado" (http://www.youtube.com/watch?v=j3fK0p3x0RE). Apesar de já saber o final (não lembro quem foi o espírito de porco que me contou), aluguei mesmo assim.

Contive o choro em algumas cenas, chorei em outras... chorei depois do filme também....

Quem já leu o livro ou já assistiu ao filme, sabe a profundidade de sua história: mais do que um filme sobre o holocausto, é um filme sobre amizade.... família.... e inocência! Palavras que se perderam ao longo dos anos, nessa vida globalizada, high-tech e gananciosa em que estamos - "show me the money!"

O objetivo desse post de hoje é debater a ação do tempo na história de uma nação... Na história do mundo!

Ler livros e ver filmes / documentários sobre a 2a Guerra Mundial é fazer com que essa parte, triste (porém importante) da história do mundo, não caia no esquecimento...

Mas pegando carona na história dos anos 30 / 40, o que sabemos dos anos 60 e das duas décadas que se sucederam a 1964 no Brasil? Quem sabe o que foi a Ditadura Militar? Como ela começou? O que exatamente aconteceu entre 1964 - 1985?

http://www.youtube.com/watch?v=73DOIkrc9-M&feature=related




Eu me lembro até hoje de uma aula de Português, no 1o ano do Colégio Pedro II (1995). A matéria do dia era : Interpretação de Texto" e o prof deu uma música "O Bêbado e o Equilibrista" (1979, composição de João Bosco e Aldir Blanc, interpretação de Elis Regina). Enquanto tocava a música, meu professor chorava emocionado e então nos contava a relação daquela música com a Ditadura Militar, em cada verso....

O que será que é ensinado na aula de português ou história aos alunos de hoje? Aos próprios alunos do Colégio Pedro II? Aos alunos dessas escolas bilingues caríssimas? O que?

Eu gostaria que fossem feitos mais filmes e documentários sobre essa época do nosso país.... para que esse período nunca se perca no tempo ou na memória de nossos pais, que um dia não estarão mais aqui conosco pra contar (se é que os pais ainda contam isso aos filhos)... mais filmes e documentários pra ensinar à nossa geração a ser mais tolerante, paciente.... à nossa geração que acha que sabe tudo de política....

Mais conhecimento à nós, jovens do Brasil, que do Brasil mesmo sabemos pouco...

3 comentários:

  1. Primow! Não me lembro do prof. chorando.. não lembro dessa aula... será q eu faltei no dia? snif! :(
    Eu li o livro e vi o filme! E, como na maioria das vezes, o livro é bem mais completo! Mas o que eu mais gostei no livro, e que no filme não aconteceu, foi que a história foi contada do ponto de vista do menino, como ele enxergava o mundo, e no filme não foi passada essa emoção. Mas de qualquer maneira a história é muito bem contada e o filme é emocionante. Nem chorei tanto vendo o filme, mas em compensação... quando li o livro! Nó! Acordei no dia seguinte com o olho inchado! rs
    Bjus e até o próximo post!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme, gostei muito, mas a Ju já tinha me falado que o livro era contado do ponto de vista do menino! Tô pra comprar o livro há séculos e nada ainda... Quanto a ditadura Militar no Brasil... bom, devo reconhecer que realmente meu conhecimento sobre isso não vai além das histórias contadas pela minha mãe, tias etc... concordo que deveriamos ter um filme, documentario ou qq outra coisa sobre esse periodo da nossa historia, afinal de contas, somos mto interessados sobre o holocausto na alemanha ou a ditadura de cuba e nao nos interessamos sobre o que aconteceu no nosso proprio país! ótimo post prima, beijos!!!!

    ResponderExcluir